Esta Palavra eterna que estava com o Pai na criação, está no meio de nós, recriando uma nova humanidade

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade” (João 1,14).

Neste dia santo e abençoado, contemplamos o nascimento de Jesus Salvador. A Palavra que recebemos é o Verbo, a Palavra eterna de Deus que se fez carne. Se a Palavra de Deus não tinha aspecto humano, não tinha a condição humana, ela recebeu, em Maria, essa condição e habitou no meio de nós.

Por que a Palavra habitou no meio de nós? Para nos salvar, nos recriar, nos refazer. No princípio a Palavra de Deus fez todas as coisas, agora, no princípio de uma nova humanidade, essa Palavra eterna que estava com o Pai na criação, está no meio de nós, recriando uma nova humanidade.

Hoje, nasce um mundo novo, uma nova criação; nasce Aquele que veio restaurar todas as coisas. Contemplamos a nova criação de Deus na nova criatura, porque Ele é o modelo de toda a criatura humana desde o nascimento.

Desde o nascimento, Ele é todo de Deus, é despojado para ser inteiramente de Deus, e toda a sua vida é o modelo de um homem restaurado, pleno e completo. Do homem Jesus, nasce a nova humanidade, e essa nasce de um novo paraíso, que é o ventre de Maria. Desse novo paraíso brota uma nova vida, brota o Salvador da humanidade, nesse paraíso bendito encontramos a salvação.

Este é o dia de contemplarmos a beleza deste mistério: a grandeza de um Deus que se faz pequeno, criança, homem; que se faz carne e o nosso Salvador.

Hoje é dia para nos rendermos, mas não as bebidas, não as comidas e tantas coisas que estão ai, para lembrar que hoje é Natal. Hoje é dia de nos rendermos a Jesus Nosso Senhor e Salvador, é dia de proclamarmos que temos n’Ele a nossa salvação.

A Palavra de Deus criou todas as coisas; a Palavra eterna de Deus nos refaz, nos dá uma nova esperança, uma nova dignidade e, se permitimos, uma família nova, abençoada, restaurada, porque todos nós somos a família de Deus, e a família que está em Deus, encontra sua razão de ser.

Deus abençoe você, sua família e sua casa. Um feliz e abençoado Natal para você!

 

Padre Roger Araújo

Caminhada de Emaús