Meditando a Liturgia de hoje – quinta-feira, 30 de junho

30 – QUINTA-FEIRA 13ª SEMANA COMUM (verde – ofício do dia) Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2). O verdadeiro profeta obedece às ordens de Deus e não se detém diante das calúnias e das proibições interesseiras dos poderosos. Peçamos ao Senhor convicções sólidas no exercício de nossa missão.   Primeira Leitura: Amós 7,10-17 Leitura da profecia de Amós – Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei Leia mais…

Meditações Dominicais – XIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

1Rs 19,16b.19-21 Sl 15 Gl 5,1.13-18 Lc 9,51-62 Não há coisa mais radical e louca que ser cristão; não há maior aventura… Pena que os cristãos estejam perdendo essa percepção e o Evangelho muitas vezes apareça como algo certinho, cômodo e domesticado. Tantas vezes considerou-se que para ser um bom cristão bastaria ser bem comportado! Ora, não é isto que a Palavra do Senhor nos ensina! Jesus durante toda a sua vida caminhou para o Leia mais…

Meditações Dominicais – XII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Zc 12,10-11;13,1 Sl 62 Gl 3,26-29 Lc 9,18-24 A Palavra que hoje escutamos coloca-nos diante da questão fundamental de nossa fé: quem é Jesus de Nazaré? Sejamos espertos; estejamos atentos a um detalhe importantíssimo: Jesus distingue a pergunta sobre a opinião do mundo, daquela outra, sobre a fé dos discípulos. “Quem diz o povo que eu sou?” E as opiniões são humanas e, portanto, incompletas, parciais, superficiais: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas Leia mais…

Meditações Dominicais – Santíssima Trindade – Ano C

Pr 8,22-31   /   Sl 8   /   Rm 5,1-5   /   Jo 16,12-15 É estranho celebrar com uma festa litúrgica a Santíssima Trindade, pois a Trindade Santa é celebrada em toda a vida cristã e, particularmente, em toda e cada Eucaristia. Recordemos que a Missa é glorificação da Trindade Santíssima, na qual o Filho se oferece e é por nós oferecido ao Pai no Espírito Santo, para a salvação nossa e do mundo inteiro. Mas, aproveitando a festa Leia mais…

Meditações Dominicais – Solenidade de Pentecostes – Ano c

At 2,1-11 Sl 103 1Cor 12,3b-7.12-13 Jo 20,19-23 A Igreja conclui, hoje, o Tempo Pascal com a Solenidade de Pentecostes. Não poderia ser diferente, pois o Espírito Santo é o fruto da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Ele morreu entregando na Cruz o Espírito e, no mesmo Espírito, foi ressuscitado pelo Pai. Agora, plenificado por esse Espírito, derramou-O e derrama-O sobre a Igreja e sobre toda a criação. Vejamos alguns aspectos da ação Leia mais…